domingo, 24 de maio de 2009

ANGRA III - ENERGIA LIMPA SERÁ MESMO!?

Pedro Brito

Descubra o que está por trás da produção de Energia Nuclear...

O aquecimento global impôs um desafio fundamental para as sociedades modernas usar fontes de energia mais limpas, que não lancem gases causadores de efeito estufa para a atmosfera. Segundo a ELETRONUCLEAR, as duas usinas instaladas no Brasil são bons exemplos disso: não poluem o ar, são seguras e produzem grandes quantidades de energia ocupando áreas muito pequenas. Saiba agora como funciona uma usina e até as medidas de segurança e preservação do meio ambiente em Angra 1 e 2.

barras_controle Uma minúscula partícula de dióxido de urânio possui em 1 cm³ de energia suficiente para abastecer de eletricidade uma casa por um ano. Angra 2 possui 45.000 delas que são agrupadas em varetas dentro do reator, chamado de elemento combustível, esse conjunto pode gerar energia por até cinco anos.

Vejam bem, nesse tempo é gasto uma fortuna com a segurança total. Com a preparação diária de funcionários hiper-qualificado o que não é pra qualquer um.

Com um painel que controla tudo para que funcione com a precisão e perfeição que deve ser.

O processo é simples: imagine a água que passa no núcleo do reator absorve o calor de fissão e o leva até o gerador de vapor. Lá esse calor é transferido através das paredes de tubulações. Aquecido ela se transforma em vapor e vai acionar as turbinas. Fantástico! Produzir calor com pastilhas de urânio, para girar as turbinas gerando assim a energia elétrica que usamos em nossa casa, é o mesmo processo na termoelétrica.

Greenpeace em Angra Diante destes panorama é de bom tom perguntar: E a energia produzida pelas usinas eólicas?

Porque não investir na energia solar, será ela poluente? Os governantes devem essa explicação, a energia Eólica também causa muita poluição? Cadê as explicações para essas fontes? Quem nos dará?

Gerar energia com urânio é mais barato mesmo? Não corremos nenhum risco de vida nessa região nuclear? E os casos de câncer na região serão por quê? Não temos explicações pra isso e nunca teremos? Gerar ENERGIA NUCLEAR, não será caso de acompanhar também a saúde da população?

As nossas casas deveriam ter um dispositivo para medir a radiação e dar o 1º alerta que seria o 1º passo em caso de emergência na usina...

Avisos sonoros não chegam até aqui em nossa região e se chegasse causaria pânico com certeza, pois todos sabem que não temos plano de emergência para fuga e nenhuma perspectiva de socorro se quer, estamos apenas a 50 Km dela, plano de fuga nunca foi nos informado, ninguém tem idéia de como proceder nessa hora, são capaz de receberem em suas casas até quando às pessoas já contaminadas, sem saberem e acolherem normalmente, sem ter conhecimento do perigo que estão passando.

Angra Vejam o ABSURDO... Angra I, um elefante que gera energia de um vaga-lume e só consegue mover uma formiga, com investimento de bilhões depois de muitos anos de atraso sendo ainda hoje ineficiente. Mesmo assim tiveram a idéia de uma usina mais moderna ou seja Angra II para gerar energia para o estado do RJ, com a capacidade de gerar apenas o dobro de Angra I ou seja 1.350 MW.

Continuamos ineficientes! E o custo foi de alimentar e sustentar uma manada!

Isso é vergonhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário